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sábado, 15 de janeiro de 2011

Os Programas Governamentais e a Informática na Educação

Resumo

A Informática na Educação na Brasileira teve início nos anos 70, a partir do interesse de alguns educadores de universidades brasileiras, tais como: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGS e Universidade Estudadual de Campinas - UNICAMP. Educadores estes motivados por resultados verificados em outros países e a partir de então tem-se estabelecido a diversificação de atidades que permite uma identidade própria, raízes solidificadas e uma maturidade relativa. essa motivação e interesse surgiu a partir de resultados que vinham sendo alcançados em outros países, como Estados Unidos e França.
Pode-se citar, dentre a variedade de projetos e atividades desenvolvidas no Brasil, algumas que tornaram vultos para a implantação de uma posura nacional favorável ao uso do computador na educação: PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação, EDUCOM, FORMAR sob a coordenação do NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação /UNICAMP, e CIED - Centro de Informática na Educação.
O projeto PROINFO -  Programa Nacional de Informática na Educação, é um projeto a nível nacional que visa a alocação de computadores nas escolas sob a coordenação da Secretaria da Educação à Distância do Ministério da Educação e do Centro Experimental em tecnologias Educacionais (CETE). Na realidade o programa PROINFO é um programa educacional que visa a introdução de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, de inciativa do MEC - Ministério da Educação, através da SEED - Secretaria de Educação a Distância, criado pela Portaria nº 522, de abril de 1997, tendo como parceiros os governos estaduais e alguns municipais.
Constatou-se que o uso do computador na educação brasileira  recebe influência de outros países e que estas não estão limitadas a imitar o que os outros fizeram mas que o Brasil existem projetos que são elaborados procurando levar a cabo a efetiva e proveitosa introdução do computador na educação de maneira criteriosa, racional e sistematizada como PROINFO, EDUCAOM, FORMAR, CIED SEESP, PROINESP, PAPED, como apoio do órgão oficial do governo Ministério da Educação e Cultura - MEC.

A educação formal é muito resistente à inovações, dificilmente se renova ou se adapta aos desafios da vida moderna. A escola tradicional ignora a realidade tecnológica, não ensina  a perceber o universo em que se vive, não está atenta às mudanças do mundo moderno. Entre a informática e a escola deve haver cooperação, criando assim, uma nova possibilidade de lidar com o trabalho educativo. Os alunos são os personagens centrais do século XXI, e o computador uma maneira  nova de se pensar. É preciso que a escola brasileira tenha interesse pela cultura, princípios, fatos sociais, pela psicologia e pelos ideais da computação. Sua função básica é criar caminhos  que levem os estudantes à aprendizagem.
 Para que aconteça a implantação do uso do computador numa escola, é necessário o desenvolvimento de um projeto técnico-pedagógico, a compra de equipamentos, a escolha de softwares adequados e o treinamento de professores e funcionários. Isso tudo, na verdade, não é fácil levando-se em consideração o pouco recurso financeiro disponível que algumas escolas possuem; principalmente as escolas públicas. E os gastos não ficam por aí, não adianta somente melhorar o visual das escolas, as salas deverão apresentar uma estrutura mínima necessária, valorizar a educação, valorizar os educadores melhorando seus salários, investir no ensino, investir nos recursos tecnológicos que a sociedade apresenta, e ainda, mudar o conceito da escola e alterar seu currículo, para que esta não continue obsoleta e com uma sua metodologia de ensino ultrapassada.
Os computadores têm chegado rapidamente em algumas escolas, mas o seu desenvolvimento tem ocorrido lentamente devido a várias dificuldades que a s mesmas enfrentam, tais como: o receio por parte de alguns educadores, a falta de profissionais capacitados, equipamentos desatualizados e a ausência de softwares de boa qualidade. A questão financeira, a despreparação das escolas e a falta de um planejamento estruturado são as causas principais do surgimento de todos os problemas e do fracasso da utilização deste recurso.
Para propiciar um ambiente tecnológico eficiente, a escola deve dispor de computadores suficientes para todos os alunos, incorporar os recursos da computação ao currículo escolar,  fornecer tempo suficiente ao aluno para um contato maior com o computador e escolher programas adequados ao ensino úteis para cada disciplina. A utilização dos computadores é muito importante e a escola deve esforçar-se para merecer o título de informatizada.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, ficou muito bom! Porém o endereço do meu blog ROSABIO está errado.

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