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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Educação Especial

A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.
A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
A educação de indivíduos que apresentam seqüelas motoras
A escola da rede regular de ensino tem sido a instituição responsabilizada pela mediação entre os homens e o conhecimento sistematizado, em nossa sociedade. A relação com o conhecimento concretiza-se na relação entre professores e alunos. As mediações que ocorrem nessas relações têm a ver com a apropriação do conhecimento sistematizado e com sua finalidade. Dessa forma, as pessoas que ingressam e permanecem no ensino regular objetivam-se como alunos, tendo como possibilidade a objetivação como trabalhadores qualificados.
Embora possamos ponderar sobre a riqueza de relações que encontramos fora da escola, e mesmo em todas as suas dificuldades estruturais, não podemos descartar sua função de socialização do conhecimento e de qualificação para o trabalho, bem como a valorização social dessa qualificação. É importante, nesta sociedade, que se tenha um diploma, seja de um curso profissionalizante ou de um curso superior, para ocupar um lugar social que possibilite a subsistência e o acesso aos recursos materiais.
A educação das pessoas que apresentam seqüelas motoras precisa ser pensada, a partir dessa contextualização, como uma questão histórica, buscando superar uma leitura abstrata da mesma. É preciso que consideremos mais do que um conjunto de características físicas ao interagirmos com indivíduos que apresentam seqüelas motoras. É preciso que consideremos a história, o contexto no qual estamos nos relacionando. É preciso que saibamos diferenciar as idéias difundidas socialmente que favorecem e desfavorece seu desenvolvimento como ser humano. Caso contrário, estaremos contribuindo para o desenvolvimento da deficiência.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Computador como meio Inclusão de crianças com deficiência num ensino regular. Interação das crianças com outras crianças sem deficiência, possibilitando o desenvolvendo do intelecto, a cidadania e a vivência na sociedade. Construção do conhecimento de forma autônoma (buscar o conhecimento usando a informação) Recurso instrucional cuja eficácia depende da maneira como é utilizado. Computador como meio Construção do conhecimento de forma autônoma (buscar o conhecimento usando a informação) Recurso instrucional cuja eficácia depende da maneira como é utilizado.
ONDE ESTÁ A DIFERENÇA?
Uso do computador como meio para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. As tecnologias computacionais como ferramenta de apoio auxiliando a ampliação das capacidades humanas. A adequação da tecnologia computacional aos objetivos do processo de ensino e de aprendizagem na educação especial.
CAMPO DO CONHECIMENTO EXPLORADO Programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita, da leitura e da fala. FALADOR
HAGÁQUÊ
O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Ele explora o campo da escrita, expressão e comunicação. Embora indicado para as séries iniciais, este software pode ser utilizado com crianças portadoras de necessidades educativas especiais. CAMPO DO CONHECIMENTO EXPLORADO O HAGAQUÊ é um software de construção. Trata-se de um editor de texto em formato quadrinizado. Possui um banco de imagens com diversos elementos para a construção de uma história em quadrinhos (cenários, personagens etc). O som também é um recurso oferecido para enriquecer a história criada no computador. CARACTERÍSTICA DO SOFTWARE
Possibilita estabelecer relação entre imagens e textos, situações, falas, inclusive com opções que estão fora do software. Permite seqüenciar fatos, simular situações do cotidiano, descentrar (se colocar no lugar do outro). Favorece a organização seqüenciada de falas numa história em quadrinhos. Capacidade de compor histórias através de diálogos, HABILIDADES, COMPETÊNCIAS OU ATITUDES MOBILIZADAS
Tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado de sete peças geométricas oriundas de um quadrado. Conceitos matemáticos podem ser abordados, de forma lúdica, como: Identificação; Comparação; Forma geométrica. TANGRAM
Este software foi projetado para que a criança adquira segurança ao ser introduzida ao uso do computador concentrando-se nas tarefas, sem a necessidade de clicar o COELHO SABIDO mouse durante as atividades. Exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização. Desenvolve habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como identificação de cores, contagem de números, reconhecimento de letras, formas e sons.
FACETOON Este software possibilita a realização de uma atividade divertida na qual a criança escolhe uma fruta para montar seu personagem, Desenvolve a habilidade motora, percepção de partes corpo, expressões emocionais, criatividade.
CLIC O Cilc é um software de autoria, pois com ele, o profissional pode construir diversas atividades como caça-palavras, jogo de associação, quebra-cabeça, atividades de texto, jogo de memória. Algumas dessas atividades têm até seis modalidades diferentes e podem ser agrupadas em pacotes. Uma das maiores vantagens desse software em relação a outros é justamente a possibilidade de construir a atividade de forma personalizada e direcionada às necessidades educativas especiais de cada criança.
Olga Cristina T. Lira Especialista em Informática Educacional E_mail: olgactlira@hotmail.com “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” Augusto Cury

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